Mãe Aninha

Eugênia Anna Santos

maeaninha

Eugênia Anna Santos, é conhecida como Mãe Aninha. Seu nome religioso no candomblé é Obá Biyi. Filha de africanos, nasceu em Salvador, na Bahia, em 1869. Ela foi a fundadora do terreiro de candomblé Ilê Axé Opô Afonjá em Salvador em 1910 e no Rio de Janeiro em 1895. Consagrada ao orixá Xangô — orixá da justiça, dos raios, do trovão e do fogo — foi iniciada na Casa Branca do Engenho Velho, o Ilê Axé Iyá Nassô Oká.

Em 1936, Mãe Aninha instituiu o Corpo de Obás de Xangô — os Ministros de Xangô — que são títulos honoríficos do candomblé, concedidos aos amigos e protetores dos terreiros —. Entre os Obás de Xangô do Opô Afonjá estiveram o cantor e compositor Dorival Caymmi, o artista plástico Carybé, o escritor Jorge Amado, o antropólogo Vivaldo da Costa Lima.  Mas também o antropólogo Muniz Sodré e o cantor e compositor Gilberto Gil estão entre os Ministros de Xangô.

Em 1934, Mãe Aninha conversou com o então presidente do Brasil, Getúlio Vargas. E dessa conversa resultou a liberdade de culto das religiões afro-brasileiras e ou de matriz africana no Brasil. Que até então eram proibidas pelo Decreto 1.202. Nessa época, os terreiros eram invadidos, depredados e tinham seus objetos recolhidos pela polícia, por força da legislação vigente na época e especialmente do Art. 157 do Decreto 1.202 que reprimia “o espiritismo, a magia e seus sortilégios”.

Faleceu em 1938 e teve seu corpo foi levado para a Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos no Pelourinho em Salvador, para a cerimonia fúnebre católica. E após seu sepultamento no Cemitério da Quinta dos Lázaros. No Ilê Axé Opô Afonjá, deu-se inicio ao seu Axexê, a cerimônia fúnebre de candomblé.

Contribuição de Mauricio dos Santos.
Imagem: Mae Aninha. Domínio Publico. Arquivo Nacional.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s