Mercedes Baptista – A primeira bailarina negra do Teatro Municipal do Rio de Janeiro

Mercedes2.jpg

Mercedes Ignácia da Silva Krieger nasceu em 1921, em Campos do Goytacazes, no Rio de Janeiro. Filha de pais humildes, sua mãe trabalhava como costureira. Mudou-se jovem para o Rio de Janeiro, onde trabalhou em gráficas, fábricas de chapéus, bilheteria de cinema e também como empregada doméstica.

Em 1940, ingressou na Escola de Danças do Teatro Municipal do Rio de Janeiro. Antes disso, já fazia aulas de balé clássico e dança folclórica na escola de dança dirigida por Eros Volúsia. Em 1947, tornou-se a primeira mulher negra a ingressar como bailarina profissional no Teatro Municipal do Rio de Janeiro. Apesar de fazer parte do corpo de Baile do Teatro, revelou em entrevistas posteriores que sofreu muito preconceito e foi escalada para poucas apresentações. Na mesma época, ingressou no Teatro Experimental do Negro, onde atuou em diversos eventos. 

Em 1950, foi escolhida pela coreógrafa afro-americana Katherine Dunham para estudar dança nos Estados Unidos. Em Nova Iorque, Mercedes teve aula de dança moderna, danças do Haiti e lecionou balé clássico por aproximadamente um ano e meio. No final de 1951, já de volta ao Brasil, fundou o Ballet Folclórico Mercedes Baptista, grupo formado por bailarinos negros que desenvolviam pesquisas e introduziam elementos afro na dança moderna brasileira.

Em 1963, introduziu a dança clássica no desfile da G.R.E.S Acadêmicos do Salgueiro, sendo coreógrafa da Comissão de Frente e inovando os desfiles de escola de samba ao criar uma ala coreografada. Mercedes também foi responsável por introduzir na Escola de Dança do Teatro Municipal do Rio de Janeiro a disciplina de Dança Afro-Brasileira. Ministrou diversos cursos fora do Brasil e faleceu no dia 19 de agosto de 2014, aos 93 anos de idade.

CvE9fJuWEAANQK7.jpg

Estátua em sua homenagem, no Largo da Prainha.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s